Piso Basalto

Avalie este artigo
(425 votos)
Basalto. Basalto.

O Basalto é uma rocha ígnea eruptiva, de granulação fina, afanítica, isto é, os cristais não são vistos à vista desarmada, podendo, ainda, conter grandes quantidades ou ser constituído integralmente de vidro (material amorfo). Esta rocha é constituída principalmente de plagioclásio e piroxênio e, em muitos casos, de olivina. Como minerais acessórios encontram-se, principalmente, óxidos de ferro e titânio. A rocha basáltica geralmente possui cor escura acentuada (rocha máfica), sendo muito explorada para a construção civil.

O Basalto não é uma rocha muito difundida no Brasil, afora no Rio Grande do Sul. A cidade de Nova Prata, no Rio Grande do Sul, é a capital nacional do basalto no Brasil.

Comercialmente falando, os basaltos são oferecidos nas cores cinza, preto, marrom e levemente arroxeado. Podem servir como pavimento para calçadas (em ladrilhos ou em paralelepípedos), revestimento para paredes (em filetes talhados ou em blocos), como piso para ambientes luxuosos (com acabamento polido, como o dos granitos), entre outras aplicações.

O Basalto é uma rocha com dureza e porosidade razoável e muito versátil.

Fonte: Pisoclean (este artigo foi criado pela Pisoclean e também está disponível em seu site).

Lido 6283 vezes

Comentários   

 
+2 #1 Eigor 01-07-2016 17:38
Boa tarde. Derramei gasolina no piso de basalto, o que faço para conseguir remover?
Citar
 
 
-3 #2 Eigor 01-07-2016 17:38
Boa tarde. Derramei gasolina no piso de basalto, o que faço para conseguir remover?
Citar
 

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar