Piso Cimentício (Solarium)

Avalie este artigo
(30 votos)
Piso cimentício. Piso cimentício.

Saiba mais sobre seu Piso Cimentício

A Pisoclean & Pek tem sua origem muito relacionada a este tipo de revestimento, portanto, entende como ninguém dos cuidados que necessitam e dos problemas que podem enfrentar.

Até onde sabemos, revestimentos deste tipo têm sua origem na Espanha e, depois, no Urugua. Hoje, estes materiais estão amplamente difundidos e já são fabricados por muitas empresas em diversos locais do Brasil.

As principais marcas são: Concresteel, Senhor das Pedras, Preall, Dacapo, Solarium, Castelatto, Pietra, Revelux, Santorino, Palazzo, entre outras. A ordem não significa, necessariamente, a importância de cada uma das empresas citadas.

Inicialmente os cimentícios foram fabricados em versões furadinhas para piscinas. Ganharam espaço porque são muito antiderrapantes e não esquentam, nem mesmo sob o sol mais escaldante. Atualmente já existem versões imitando pedras, imitando couro, papel, madeira, entre outras. A cada ano são lançados muitos novos e lindos modelos.

Muita gente acha que este é o tipo de material que mais suja. Não é bem assim.

Entenda desta forma:

Revestimentos cimentícios são lindos, caros e promovem beleza e sofisticação a qualquer ambiente. Estão na moda. No entanto, são materiais sensíveis, em sua maioria, claros e foscos, que necessitam de cuidados especiais.

Qual parede suja mais? A branca fosca ou a branca brilhante? A fosca, é claro. Qual a diferença entre a textura de uma parede branca fosca e a de um cimentício branco liso? A pintura ao menos é impermeável. A aplicação de um simples impermeabilizante impregnante do tipo hidro/oleofungante no cimentíco, praticamente iguala as condições. Então, obviamente, ele continua sujando, mas não se deteriora pela umidade ou mancha por infiltrações. Bem como ocorre com a parede pintada. Nossa compreensão das necessidades deste tipo de material é baseada em três fatores fundamentais.

  1. Respeito ao gosto pessoal do cliente. - Jamais deixaremos o piso brilhante se o cliente quer que ele seja fosco.
  2. Promoção de facilidade de manutenção. - Jamais deixaremos fosco se não ficar fácil de limpar.
  3. Respeito ás características do revestimento. - Nunca aplicaremos um produto que faça com que um piso de piscina escorregue ou passe a esquentar.

Áreas internas são mais difíceis de serem mantidas devido a quantidade de móveis, tapetes, objetos, etc. - Não é possível ligar uma mangueira dentro de casa, não é mesmo? - Por esta razão, precisamos facilitar a manutenção destes locais. Precisamos de uma película que impeça a transferência de sujeira para o piso. Quanto mais áspero for seu piso mais sujo ele ficará com o uso. Desta forma, preconizamos que revestimentos ásperos sejam tratados com um produto que melhore sua textura - produtos que formem filme superficial.

Áreas externas podem receber os mesmos tratamentos. Porém, se o piso precisar ser antiderrapante e atérmico, como os que são assentados ao redor de uma piscina, deverá receber, independente de sua textura, uma proteção impregnante com um de nossos hidro/oleofugantes.

Perguntas e respostas

Tire suas dúvidas sobre os cimentícios: Solarium, Castelatto, Pietra, Concresteel, entre outros. (Perguntas respondidas por quem realmente conhece e desenvolveu soluções para este tipo de revestimento)

Esses pisos sujam? Encardem?

Como todos os outros, os revestimentos sujam, mas não encardem quando seguidas as orientações de manutenção e proteção instruídas pela Pisoclean.

Solarium e seus similares criam limo/lodo em áreas externas?

Qualquer revestimento que absorva água pode se tornar um depósito de fungos. Com o Solarium e seus similares não é diferente. Para que isto não ocorra, basta que sejam seguidas as orientações de limpeza. Uma impermeabilização com produto impregnante do tipo Pisoclean Hidrofuga, ou qualquer outro dos nossos hidro/oleofugantes impede o encharcamento das peças, minimizando a proliferação de eventuais colônias de fungos.

Não entra sujeira nos buraquinhos?

Entra, mas em áreas externas é facilmente removível com a máquina de pressão tipo "wap” e limpeza periódica com detergente PEK Limpeza Diária. Em áreas internas, devido à proteção recomendada (Pisoclean SeladorPisoclean Acabamento Fosco, ou outro tratamento superficial), torna-se facilmente removível da seguinte forma: Aspire o piso (quando linha classic - furadinho) e siga com a limpeza com a diluição de água e PEK Limpeza Diária ou Limpeza Diária LP, utilizando pano ou acessório apropriado.

Como é a manutenção deste piso?

Em áreas externas é feita com máquina de pressão tipo "wap” semanalmente (opção leque) e limpeza com PEK Limpeza Diária ou Limpeza Diária LP quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do uso a que é submetido.

Em áreas internas, estando devidamente protegido por Pisoclean Selador + Pisoclean Acabamento Fosco, PEK Verniz Antigraf Fosco ou outro tratamento superficial se tratando da linha basic (lisa), basta pano úmido e PEK Limpeza Diária. Na linha classic (furadinha), inclua a aspiração mecânica no processo. Em caso de proliferação de fungos ou manchas isoladas, basta utilizar PEK Tiramanchas localizadamente.

O óleo do carro mancha?

Sim. O piso vai manchar com óleo se não estiver devidamente protegido. Já com algum produto aplicado, deve-se observar o tempo de permanência de óleo suportada pelo mesmo. Em caso de produtos formadores de película, o que vai manchar é o filme, mantendo o revestimento intacto. Os filmes devem ser mantidos e recuperados conforme a orientação de seus fabricantes. Pisoclean Hidrofuga Super, PEK Imper ou PEK Bio foram especialmente desenvolvidos para este tipo de situação. No caso de manchamento por óleo, basta utilizar PEK Tiraóleo para a imediata remoção.

O pneu do carro marca o piso?

Depende. Vai depender do tipo de produto escolhido para seu piso. Alguns marcam mais, outros menos. Em todos os casos a remoção das marcas é de fácil execução. O Solarium marca de forma mais grave neste tipo de situação quando encontrar-se em seu estado natural.

E se eu impermeabilizar o piso, o óleo do carro mancha?

Depende. Varia conforme o produto de proteção escolhido. Alguns resistem ou suportam mais tempo do que outros a permanência de óleo sobre o piso. Pisoclean Hidrofuga Super, PEK Imper ou PEK Bio são os produtos indicados.

Mancha de barro sai?

Sai com PEK Tiramanchas ou ainda mais facilmente com Pisoclean Decapante. Eles também removem outros diversos tipos de manchas.

A cola da fita crepe para rejuntamento mancha?

Não se retirada de 15 a 40 minutos após aplicação de mesma no momento do rejuntamento. Caso venha a manchar, existem formas de serem removidas através de produtos específicos, tais como Removedor de Epóxi LP.

O piso risca?

Risca como qualquer outra textura, caso seja exercida pressão com objeto pontiagudo (andaimes de ferro, cadeiras de jardim), mas se os riscos forem superficiais, assim como o de calçados, saem com Refine LP. Os tratamentos superficiais reforçam o piso e previnem este tipo de ocorrência.

Em contato com madeira pode manchar?

Sim. Pois a madeira é um corante natural, e a constituição do Solarium ou seus similares tende a "absorver” a coloração da madeira. Caso isso ocorra, existem técnicas e produtos que removem as manchas, estas desenvolvidas pela Pisoclean. PEK Tiramanchas remove manchas de madeira.

Se o piso for impermeabilizado esquentará e escorregará?

Depende. Se forem aplicados os impermeabilizantes impregnantes da Pisoclean, que não formam filme superficial, específicos para áreas externas, o piso manterá suas características originais, não escorregando, tão pouco aquecendo. Se forem aplicados formadores de película, é possível que aconteça.

O piso resinado escorrega?

Depende. Primeiramente é bom que definamos o que é selador e o que é resina. Muitas vezes estes termos são tomados genericamente para nomear qualquer tipo de produto de proteção. Existem produtos que são chamados de resina e são na verdade impermeabilizantes e vice versa. Entendamos da seguinte forma: Se aplicarmos em áreas externas (linha classic) produtos que não formam filme, o piso não vai escorregar. Caso apliquemos produtos formadores de filme, o piso passa a ter a textura da película, podendo se tornar escorregadio dependendo da textura que proporciona. Devemos observar que existem outros fatores que tornam os pisos escorregadios, tais como: água, gordura ou o pó (poeira) contido na superfície.

Os mesmos critérios devem ser seguidos para as áreas internas, lembrando que estas não estarão sujeitas a chuvas, portanto se tornam mais seguras em relação a escorregamentos.

Posso impermeabilizar a superfície antes de assentar?

Não indicamos a impermeabilização prévia porque o tratamento tem melhores resultados em pisos já assentados. Todo o processo de assentamento enfraquece a impermeabilização, não reduzindo a necessidade de novo tratamento. A melhor recomendação que podemos dar é que sejam seguidas a risca todas as orientações sobre os cuidados com a armazenagem e o assentamento. A impermeabilização antecedendo o assentamento onera desnecessariamente os custos com o piso e com o tratamento.

O piso é poroso?

Esta questão deve ser respondida analisando da seguinte forma estes dois fatores: textura e porosidade. Qualquer revestimento fosco tem os poros abertos, razão pela qual irá sujar com mais facilidade. Se tivesse os poros fechados passaria a brilhar. Sendo branco ou de cor clara, esta sujeira se evidencia. O atrito da sujeira contida em nossos calçados com o piso faz com que esta seja repassada para o mesmo. Os poros abertos se tornam coletores de sujeira. Porém, os revestimentos podem ser completamente foscos e com textura áspera e fosca que, mesmo assim, podem ter baixo grau de absorção (Granitos Flameados e Solarium, por exemplo). Existem ainda aqueles que têm textura lisa, mas possuem alta porosidade (Arenito Levigado, por exemplo).

É exatamente por isso que recomendamos a aplicação de produtos formadores de filme ou alteradores de textura em áreas internas, pois é exatamente nessas áreas que o contato com a sujeira (a fricção) é mais freqüente.

Aceita pintura?

Depende. Toda tinta forma película que retém a umidade, podendo ocasionar descascamento e apodrecimento do revestimento. O mesmo ocorre com resinas base solvente quando aplicadas em pisos úmidos ou com problemas de contrapiso. Quando aplicadas em áreas externas, poderá esquentar o piso. Adote este procedimento somente em último caso, e em pisos que estejam em estado muito crítico, muito manchados, muito corroídos, etc. Fale antes com a PISOCLEAN e consulte nosso Sistema de Branqueamento.

As cores escuras esquentam?

As cores claras são refratárias, logo não esquentam. Já as escuras absorvem mais calor, porém não aquecem na mesma proporção que cerâmicas e rochas ornamentais.

A cor desbota?

Não necessariamente. O que muitas vezes ocorre quando observamos um tom mais claro é o processo da eflorescência – sais minerais que são eliminados do cimento e transpiram até a superfície encobrindo o revestimento com uma nuvem acinzentada, ou esbranquiçada, que passa a falsa impressão de desbotamento. Às vezes o produto recém chegado na obra ainda não apresenta eflorescência, logo demonstra estar a cor um pouco mais escura. Outra possibilidade é a abertura dos poros da superfície. Os cimentícios vêm com uma compactação de fábrica que acentua sua cor. Quando exposto às intempéries ou a manutenções inadequadas, com ácidos ou similares, seus poros se abrem, passando a sensação de desbotamento. Tenha como exemplo uma peça em granito. Pegue uma rocha de granito e a divida em dois tipos de acabamentos. De um lado polido e lustrado, e do outro, apicoado. Nitidamente, o lado polido terá mais cor devido ao fechamento de seus poros, ou seja, o cimentício, quando inalterada sua textura, terá mais cor; quando for agredido, representará menos cor, pois seus poros se abriram. A eflorescência pode ser minimizada com a utilização de produtos específicos e com a impermeabilização do contrapiso, mas é típica do cimento. A Pisoclean desenvolveu técnicas e produtos que se não resolverem, com certeza amenizarão o problema. PEK Antisais e PEK Proteção+Cor, por exemplo.

Orientações quanto à limpeza:

Em áreas externas é feita com máquina de pressão tipo "wap” semanalmente (opção leque) BEM encostada na lajota, limpando LENTAMENTE CADA peça, e limpeza com detergente neutro quinzenalmente ou mensalmente, dependendo do uso a que é submetido.

Em áreas internas, estando devidamente protegido por Pisoclean SeladorPisoclean Acabamento Fosco / ou outro tratamento superficial se tratando da linha basic, basta pano úmido e sabão neutro. Na linha classic, inclua a aspiração mecânica no processo. No caso de de esmorecimento do filme, aplique PEK Wax Líquido (ou o produto adotado no tratamento) conforme a necessidade.

Observação: No caso de escolha de produtos similares, recomendamos que sejam observadas as recomendações de manutenção sugeridas por cada fabricante destes tipos de produtos (seladores e acabamentos), para que os mesmos mantenham sua finalidade de proteção e embelezamento por mais tempo.

Orientações quanto à impermeabilização:

Em áreas externas aconselhamos a aplicação de Pisoclean Hidrofuga, PEK Proteção+Cor (para pisos coloridos) e Pisoclean Hidrofuga Super, ou PEK Imper ou PEK Bio, impermeabilizantes impregnantes. Esta proteção não alterará a atermicidade do material. (Obs.: As cores escuras aquecem mais). Mesmo após o piso impermeabilizado, repetir os procedimentos acima de manutenção para que as sujeiras não encardam o revestimento.

Observação: Observe as orientações de durabilidade e de reposição por parte dos fabricantes destes tipos de produtos (impermeabilizantes).

Em interiores, churrasqueiras e garagens aplicar Pisoclean Selador e Pisoclean Acabamento Fosco quando não houver mais umidade no piso, na massa de assentamento ou no contrapiso. Caso necessite do ambiente imediatamente, A única alternativa é o SBP.  Não recomendamos a aplicação de impermeabilizantes impregnantes em áreas internas. Os mesmos não formam filme, portando a textura do Solarium ou seus similares permanece inalterada e sujeita a sujidades através do atrito. Resinas base solvente costumam amarelar o Solarium branco e intensificam as cores dos coloridos.

Fonte: Pisoclean (este artigo foi criado pela Pisoclean e também está disponível em seu site).

Lido 2650 vezes

Media

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar