Piso Granito

Avalie este artigo
(174 votos)
Piso granito. Piso granito.

O granito é uma rocha ígnea de grão fino, médio ou grosseiro, composta essencialmente por quartzo e feldspatos, tendo como minerais característicos frequentes moscovite, biotite e/ou anfíbolas.

O granito é utilizado como rocha ornamental e na construção civil. Para o setor de pedras ornamentais e de revestimento, o termo granito designa um amplo conjunto de rochas silicatadas, abrangendo monzonitos, granodioritos, charnockitos, sienitos, dioritos, doleritos, os próprios granitos e, até mesmo, os gneisses, que são na verdade rochas metamórficas.

É extraído em blocos e depois fatiado em chapas. - Imagine como se fosse um pão de forma. Depois as chapas passam pelo beneficiamento para que sejam comercializadas às marmorarias ou construtoras (quando para pisos).

Há seis tipos de acabamentos possíveis para granitos: levigado, lustrado, jateado, apicoado, escovado e flameado. O lustrado passa por um processo de polimento até que a chapa brilhe por si.  Para fazer o levigado, deve-se lixá-lo com abrasivos, até deixá-lo liso e sem arranhões. O apicoado é feito com batidas de ponteiros, que deixam o granito com furinhos, portanto, antiderrapante. Já o flameamento é obtido por choque térmico com fogo e água, propiciando o mais rústico dos acabamentos. O jateado tem acabamento levemente mais rugoso do que o levigado e menos do que o flameado e o apicoado - passa por um processo de jateamento com areia. O escovado tem textura sedosa e irregular. Fica com brilho acetinado por consequência do polimento com uma sequência de escovas abrasivas especiais.

Como recuperar granitos polidos

Pisos:

Granitos polidos, com raríssimas exceções, sempre poderão ser plenamente recuperados. As maneiras e os resultados sempre dependerão da textura dos mesmos. Quanto mais lisos estiverem, mais fáceis de serem recuperados serão. Granitos, assim como os mármores e os porcelanatos polidos, brilham por si. Todo seu brilho e sua cor são determinados por seu alisamento oriundo de sua lapidação. Eles podem deixar de brilhar ou ficarem desbotados por ação abrasiva ou química (corrosiva). 

Para deixar o granito como novo, ou seja, com brilho natural e com cor vibrante, existem dois tipos de procedimentos (ambos profissionais):

Quando o piso estiver com brilho deteriorado:

TRATAMENTOS PROFISSIONAIS:

1) Limpeza com Pek Limpeza Pesada. Várias aplicações de Pek Powder Granitos Claros ou Escuros, aplicação de Pek Imper (se o granito for claro) ou aplicação de Pek Proteção+Cor (se o granito for escuro ou colorido) e várias aplicações de Pek Eclipse. Procedimento que funcionará perfeitamente em granitos que não estiverem demasiadamente rugosos.

Obs.: É pouco provável que este procedimento funcione, pois os granitos, quando desgastados, quase sempre estão rugosos.

2) Repolimento natural total. O piso é nivelado com abrasivos diamantados metálicos (grãos 36 ou 60, 120, 220 e 400*) e depois alisado com uma série de abrasivos diamantados resinados - Sequência de grãos 50, 100, 200, 400, 800, 1500 e 3000*. O procedimento é idêntico ao que as chapas de granitos recebem logo após sua extração. Ao final da sequência de lixas, ainda são utilizados os produtos descritos no processo 1.

* Se o procedimento com abrasivos metálicos terminar no grão 120 ou mais grosso, o polimento com os resinados deverá começar com o grão 50. Se terminar no grão 400, deverá iniciar no grão 220 ou 400. - É importante salientar que a numeração pode variar dependendo do fabricante.

* O nivelamento também pode ser realizado com abrasivos do tipo liga-fria, que são muito mais baratos. No entanto, a produtividade e a qualidade do corte é muito menor.

Obs.: Granitos são muito duros. Portanto, para ambos os procedimentos será necessário que a máquina utilizada tenha peso e força. Os procedimentos não funcionam com enceradeiras industriais.

Além destas possibilidades, existem os tratamentos artificiais, que consistem na aplicação de produtos formadores de película. Podem ser eles:

TRATAMENTOS DOMÉSTICOS OU PROFISSIONAIS:

1) Limpeza com Pek Limpeza Pesada e aplicação de Pek Wax Líquido - este produto pode ser diluído em até oito partes de água. Quanto mais desgastado estiver, mais puro o produto deverá se usado e em mais demãos.

2) Limpeza com Pek Limpeza Pesada e aplicação de Pisoclean Acabamento Brilhante ou Fosco. – Tratamento artificial indicado para granitos extremamente desgastados. Pisoclean Acabamento Brilhante ou Fosco será aplicado puro e em várias demãos.

A desvantagens dos tratamentos artificiais está relacionada à sua manutenção. A vantagem é custo de implantação. O inverso será verdadeiro em relação aos tratamentos naturais.

Quando o brilho não estiver prejudicado, apenas a cor:

1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (granitos pretos) ou PEK Proteção+Cor (granitos coloridos ou escuros).

Tampos, mesas ou bancadas:

Mesmos tratamentos com algumas observações relevantes:

Granitos que perderam o brilho: A aplicação de PEK Wax Pasta Preta substituirá a aplicação da versão líquida.

Granitos que apenas perderam sua cor:

1) Limpeza com Refine LP e aplicação de Pek Blecaute (granitos pretos) ou PEK Proteção+Cor (granitos coloridos ou escuros). Depois, a aplicação de PEK Wax Pasta Preta em materiais pretos e incolor nos outros.

Fonte: Pisoclean (este artigo foi criado pela Pisoclean e também está disponível em seu site).

Lido 3919 vezes

Comentários   

 
0 #1 BestLilia 27-10-2018 10:22
I have noticed you don't monetize your site, don't
waste your traffic, you can earn additional bucks every month.
You can use the best adsense alternative for any type of website (they
approve all websites), for more details simply search in gooogle: boorfe's tips monetize your website
Citar
 
 
0 #2 BestZachary 28-10-2018 02:10
I have noticed you don't monetize your page,
don't waste your traffic, you can earn additional bucks every month.
You can use the best adsense alternative for any type of website
(they approve all websites), for more info simply search in gooogle:
boorfe's tips monetize your website
Citar
 
 
0 #3 BestCelia 29-10-2018 11:33
I see you don't monetize your website, don't waste your traffic,
you can earn extra cash every month. You can use the best
adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more details simply search in gooogle: boorfe's tips monetize your website
Citar
 
 
0 #4 BestLeticia 19-11-2018 14:00
I see you don't monetize your blog, don't waste
your traffic, you can earn additional bucks every month.

You can use the best adsense alternative for any type of website (they approve all websites), for more info simply
search in gooogle: boorfe's tips monetize your website
Citar
 

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar