Piso Pedra Portuguesa

Avalie este artigo
(88 votos)
Piso em pedra portuguesa. Piso em pedra portuguesa.

A calçada portuguesa ou mosaico português (também conhecida como pedra portuguesa no Brasil) é o nome consagrado de um determinado tipo de revestimento de piso utilizado especialmente na pavimentação de passeios e dos espaços públicos de uma forma geral. Este tipo de passeio é muito utilizado em países lusófonos.

A calçada portuguesa resulta do calcetamento com pedras de formato irregular, geralmente de calcário e basalto, que podem ser usadas para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores. As cores mais tradicionais são o preto e o branco, embora sejam populares também o castanho e o vermelho. Em certas regiões brasileiras, porém, é possível encontrar pedras em azul e verde. Em Portugal, os trabalhadores especializados na colocação deste tipo de calçada são denominados mestres calceteiros.

A calçada portuguesa, tal como o nome indica, é originária de Portugal, tendo surgido em meados do século XIX. Esta é amplamente utilizada no calcetamento das áreas pedonais, em parques, praças, pátios, etc. No Brasil, este foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XX, devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica. A sua aplicação pode ser apreciada em projetos como o do calçadão da Praia de Copacabana (uma obra de Roberto Burle Marx) ou nos espaços da antiga Avenida Central, ambos no Rio de Janeiro.

Como e com o que limpar

Meu piso é branco e está amarelado:

A simples limpeza com Pisoclean Decapante deixará o piso mais branco do que nunca.

Meu piso está cheio de cimento:

Este é um problema muito comum, uma vez que pisos em pedra portuguesa possuem muitos rejuntes. Você resolverá seu problema com Pek Desincrustante.

Meu piso apresenta manchas de tinta:

Você resolverá seu problema com Removedor de Epóxi LP ou com Pisoclean Removedor de Resinas.

Meu piso tem diversas manchas sem origem definida:

Provavelmente seja o caso de usar Pek Tiramanchas.

Meu piso é antigo e está muito sujo:

Limpe seu piso em pedra portuguesa com Pisoclean Limpador.

Com o problema resolvido, o piso será limpo.

Obs.: Caso o piso já tenha sido tratado com algum tipo de cera ou resina, os tratamentos antigos deverão ser removidos. Ceras com Pek Limpeza Pesada ou Pisoclean Removedor e resinas com Pisoclean Removedor de Resinas.

Limpeza de pisos aparentemente limpos – Limpeza pré-tratamento:

  1. Varra seu piso por completo removendo toda sujeira solta.
  2. Lave toda a área com a solução de uma parte de Pek Limpeza Pesada e vinte partes de água. Deixe agir por 15 minutos, esfregue e enxágue.
  3. Com o piso em perfeito estado e completamente seco, seguimos para a proteção.

Uma vez limpo e seco, seguiremos com o tratamento do piso que é fundamental para sua preservação.

Como e com o que tratar

Áreas externas:

Se o piso estiver em locais sem a circulação de veículos, sugerimos que seja tratado com um de nossos hidro/oleofugantes. Abaixo estão relacionados os nossos impermeabilizantes impregnantes hidro ou hidro/oleo repelentes.São produtos que não formam película, nunca descascam, permitem a "respiração dos materiais em que forem aplicados, têm longa durabilidade, impedem manchamentos diversos, entre outras vantagens.

Vocês já devem ter reparado como pisos em pedra portuguesa antigos têm seus rejuntes muito apodrecidos. A simples aplicação dos nossos produtos já impedirá que isso aconteça. Rejuntes que não molham não se deterioram.

Quando o piso é escuro e está desbotado, ou quando há um desenho que está desvalorizado pela falta de contraste, trataremos as pedras escuras com Pek Proteção+Cor ou Pisoclean Hidrofuga Color e as claras com um dos hidro/oleofugantes invisíveis, como Pek Bio, Pek Imper, Pisoclean Hidrofuga Super ou Pisoclean Hidrofuga.

Se o piso estiver em locais onde a circulação de veículos é frequente, recomendamos que seja tratado com duas demãos de Pisoclean Selador e duas demãos de Pisoclean Resina Brilhante ou Fosca. A película criada por nossos produtos impedirá a transferência de marcas de pneus e não deixará o piso escorregadio.

Áreas internas:

Se você gosta de brilho trate seu piso com duas demãos de Pisoclean Selador e quatro demãos de Pisoclean Acabamento Brilhante. Se você prefere o piso fosco, substitua Pisoclean Acabamento Brilhante pelo Fosco.

Pek Verniz Antigraf Fosco e Brilhante e Pisoclean Resina Brilhante e Fosca também podem ser usados.

Fonte: Pisoclean (este artigo foi criado pela Pisoclean e também está disponível em seu site).

Lido 3945 vezes

Media

Comentários   

 
0 #1 Zuleica Zarske 21-12-2017 12:15
Boa tarde, faremos um registro de preço para adquirir pedras portuguesas (petit Pave), para dar inicio ao registro preciso de um orçamento conforme o quantitativo abaixo:

10m³ de pedras pretas

20 m³ de pedras brancas


No aguardo

Zuleica Zarske

Secretaria de Obras

47 3363-2930
Citar
 
 
0 #2 LUCIANA CUNHA DO PRA 22-07-2018 09:24
Gostaria de adquirir os produtos acima mencionados. Vcs tem representantes em vários Estados? Estou em Goiás. Aguardo resposta.
Att,
64 3613-3630
Citar
 

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar