Piso Porcelanato

Avalie este artigo
(518 votos)
Piso porcelanato. Piso porcelanato.

Os porcelanatos foram tidos por um bom tempo como os revestimentos perfeitos. Não manchavam, não sujavam, não desgastavam... Com o passar dos anos, foi-se percebendo que a realidade é um pouco diferente. É inegável que possuem ótimas características, na maioria das vezes, superiores a qualquer tipo de material existente, no entanto, precisam de cuidados e merecem produtos especiais que respeitem e combinem com suas propriedades.A Pisoclean & Pek desenvolveu uma série de soluções inéditas e exclusivas para estes materiais.

Porcelanatos são placas cerâmicas para revestimento constituídas por argilas, feldspatos e outras matérias-primas inorgânicas. O processo de fabricação envolve elevado grau de moagem, alto teor de matéria-prima fundente e alta densificação após queima, resultando em produtos com baixa porosidade e elevado desempenho técnico. 
Suas principais vantagens são: altíssima resistência a abrasão e alta durabilidade, quando comparado à maioria das pedras naturais e outros tipos de cerâmica.

Tipos de porcelanatos:

Os porcelanatos podem ser classificados em função do seu acabamento superficial e lateral. Em relação ao acabamento superficial, podem ser classificados em:

Porcelanato técnico: Placa cerâmica não esmaltado para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,1%. Os porcelanatos técnicos podem ser subdivididos em:

Porcelanato técnico polido: Porcelanato técnico que recebe polimento mecânico, o qual resulta em uma superfície com intensidade variável de brilho em toda a superfície ou parte dela, de acordo com o efeito estético desejado. O brilho originado, como efeito do polimento, é oriundo do próprio porcelanato. Assim como acontece com mármores, granitos, vidros, entre outro materiais.

Características quanto ao uso: Quanto mais bem polido, com brilho mais intenso e uniforme, um porcelanato deste tipo não deverá sujar. Se está acontecendo é porque ele apresenta porosidade acima da média. Esta porosidade representa uma serie de micro orifícios que retêm sujeiras. A quantidade e o tamanho destes orifícios são determinadas pela qualidade do porcelanato, de sua composição e disposição mineralógica, e do próprio polimento nele efetuado. Como, em alguns casos, estes buraquinhos são minúsculos, produtos líquidos não conseguem removê-las. Isso a não ser que, eventualmente, danifiquem ainda mais a textura do mesmo. - Isso no caso de limpezas com produtos ácidos ou alcalinos fortes e corrosivos.

É exatamente por isso que desenvolvemos Refine LP. Suas micro partículas conseguem remover sujeiras dos menores orifícios sem que o porcelanato seja danificado. Porém, voltamos a dizer, se o porcelanato polido está sujando muito é porque sua textura e porosidade estão inadequadas. Então, você o limpará com Refine LP, é verdade, mas o que ocasiona a sujeira ainda continuará do mesmo jeito.

A solução? Se o piso aparentemente estiver perfeito, com brilho uniforme, a simples aplicação de Selador LP deve resolver o problema. Se estiver enevoado, apenas o polimento com Pek Powder Porcelanatos fará com que o piso brilhe e deixe de sujar.

Porcelanato técnico natural: Porcelanato técnico que não recebe polimento.

Características quanto ao uso: Assim como todo material texturizado, porcelanatos deste tipo tendem a aderir sujeira com maior facilidade. Como são bem fechados, com porosidade praticamente nula, dificilmente mancham por infiltração, mas mancham por corrosão ou por aderência. Você pode manter seu porcelanato limpo com Limpeza Diária LP e com Refine LP (este de vez em quando). Mas se seu porcelanato é bem áspero e você não aguenta mais vê-lo sujando tanto, terá duas alternativas:

A aplicação de duas ou mais demãos de Cera Especial LP Brilhante ou Fosca ou o polimento com Pek Powder Porcelanatos e a aplicação de Superlgloss LP (isso se a textura do piso permitir que o disco da politriz deslize). O polimento acompanhará a superfície sem alterá-la visualmente de maneira significativa, mas a sujeira não aderirá mais com a mesma facilidade.

Porcelanato técnico acetinado (polimatizado): Porcelanato técnico que recebe polimento mecânico que é interrompido em determinado abrasivo, resultando em uma superfície acetinada.

Características quanto ao uso: Este tipo de porcelanato suja mais do que os polidos porque tem textura mais aderente. Além disso, em alguns casos, mediante a incidência de luz e do ângulo dela, ele pode apresentar acentuada variação de brilho. Isso porque algumas áreas foram mais alisadas do que outras quando o processo de polimento foi interrompido.

Soluções:  mantenha seu piso limpo com Limpeza Diária LP. Em caso de eventuais encardimentos nas peças ou nos rejuntes, remova com Refine LP. Se você quiser manter a aparência original, aplique Selador LP. Se você quiser uniformizar a variação de brilho e tornar o piso mais fácil de ser mantido, existem duas alternativas:

1) Aplicação de duas demãos de Cera Especial LP Fosca. 2) Transformação do porcelanato acetinado em um polido através do polimento profissional com Pek Powder Porcelanatos.

Nova categoria: Porcelanato Glossy, ou Supergloss.

Porcelanato técnico polido que recebe a incorporação de uma espécie de vidro líquido que promove mais brilho, aderência e impermeabilidade. 

Veja nosso produto Supergloss LP e entenda melhor.

Primeira medida para porcelanatos super gloss novos: Remoção da camada protetiva com Refine LP.

Características quanto ao uso: Todos os porcelanatos polidos submetidos ao tratamento super gloss apresentam um brilho diferente do que o dos porcelanatos polidos comuns. Quando vistos sob determinado ângulo, dependendo da claridade ou tipo do reflexo da luz, podem apresentar uma aparência enevoada ou engordurada. - Às vezes estes efeitos só são percebidos em uma específica hora do dia, por exemplo. - Esta é uma característica padrão de qualquer produto super gloss e de qualquer fabricante e tem muita gente que não está preparada para conviver com isso.

No entanto, não é correto dizer que todos porcelanatos com super gloss são perfeitos. Muitos apresentam defeitos que, em nossa opinião, podem estar relacionados a três fatores:

  1. Excesso de gloss. Gloss mal espalhado. - Aparência de engordurado sem uniformidade.
  2. Falta de gloss em alguns pontos.- Névoas, poeiras que estão espalhadas, sem formas definidas e que não saem.
  3. Porcelanato mal polido e coberto pelo gloss. - Um porcelanato polido só pode receber a camada gloss quando seu polimento estiver perfeito.

Infelizmente, as maneiras para definir o que é característica ou o que é defeito, são um tanto quanto subjetivas. O que pode parecer defeito para alguns, parecerá normal para outros. Se as névoas ou as 'gorduras' estiverem muito evidentes e mal distribuídas, é possível que seja um defeito. Se aparecerem de vez em quando e em todos os locais uniformemente, sem marcas fixas, é provável que seja característica.

Dica para consumidores: Na hora de comprar, afaste o porcelanato a cerca de três metros de distância e coloque-o sob a máxima incidência de luz. Abaixe-se, levante-se, olhe por todos os ângulos. Se você gostar, compre. De nada adianta olhar porcelanato na prateleira e na vertical.

Quando seu porcelanato super gloss estiver apresentando problemas: Passe Refine LP sobre as áreas que mais incomodam e avalie o resultado. Se o produto não resolver o problema, será necessário o polimento com Pek Powder Porcelanatos e a aplicação de Supergloss LP - Procedimento que requer a contratação de mão-de-obra especializada.

Dica (para prestadores de serviço e para quem contrata serviços): Uma demonstração do trabalho proposto deverá ser realizada. Somente após a aprovação do serviço é que o trabalho deverá ser efetuado. A demonstração deverá ser cobrada.

Julgamos que a demonstração é fundamental para dar segurança ao aplicador, ao contratante e aos demais envolvidos. Isso porque, conforme mencionado acima, algumas pessoas não se conformarão com o brilho diferente que seu piso apresenta, mesmo que tecnicamente esteja perfeito.

Porcelanato esmaltado: Placa cerâmica esmaltada para revestimento que apresenta absorção de água menor ou igual a 0,5%.

Características quanto ao uso: O porcelanato mais fácil de ser cuidado e mantido. Quanto mais lisa for a textura, menos vai incomodar. Este tipo de material deverá ser mantido com Limpeza Diária LP. Selador LP poderá ser aplicado sobre os rejuntes cimentícios, mas não trará benefícios ao revestimento em si. Se o porcelanato esmaltado for texturizado e estiver sujando muito, poderá ser polido com Pek Powder Porcelanatos ou tratado com Cera Especial LP Fosca.

Em relação ao acabamento lateral:

Porcelanato Retificado: Porcelanato que pode ser técnico ou esmaltado, que recebe um desbaste lateral.

Porcelanato Não Retificado: Porcelanato que pode ser técnico ou esmaltado, que não recebe um desbaste lateral.

Os porcelanatos polidos são produtos que possuem maior suscetibilidade as manchas quando comparados com os porcelanatos esmaltados, pois em sua superfície podem existir microporosidades, que surgem pela ação do polimento. Para este tipo de produto, a especificação incorreta em função de seu local de uso, a limpeza e manutenção inadequada podem causar manchas.

As principais diferenças entre porcelanato e as cerâmicas esmaltadas para revestimento são:

Uso de matérias-primas mais nobres; Processo de fabricação altamente tecnológico (elevado grau de moagem, alta densificação, queima em temperaturas mais elevadas, processos de decoração diferenciados, entre outros); Baixos valores de absorção de água (ou seja, produtos com baixíssima porosidade); Resistência mecânica superior; Alta resistência ao desgaste por abrasão, principalmente no caso dos porcelanatos técnicos; Expansão por umidade praticamente nula; Ótima resistência química; Disponibilidade de peças de grandes formatos; Técnicas de decorações que possibilitam produtos com valores estéticos e arrojados.

1) Perguntas e respostas

Como remover manchas por produtos do tipo Multi-uso (Veja), Ácidos (removedores de ferrugens, limpa pedras, limpadores de alumínio, etc.), Alvejantes, Desinfetantes, entre outros agentes corrosivos, em cerâmicas esmaltadas e porcelanatos.

Atenção: As mesmas técnicas deverão ser aplicadas em porcelanatos polidos que estejam sujando, marcando ou não brilhem como o desejado, seja por terem sido atacados quimicamente, estejam desgastados ou possuam algum defeito.

Em primeiro lugar, os produtos acima citados, quando usados inadvertidamente, seja em porcelanato ou cerâmicas, não mancham o piso, CORROEM.

Mármores e granitos polidos, porcelanatos (polidos ou esmaltados) e cerâmicas esmaltadas serão os revestimentos mais frequentemente atacados.

Todos os materiais polidos naturalmente brilham em razão do fechamento  de seus poros, caso dos porcelanatos. Os esmaltados têm sua aparência original determinada por seu esmalte  intacto.Os produtos mencionados "abrem" os poros dos revestimentos, causando ofuscamentos ou esbranquiçamentos.Revestimentos polidos, com os poros mais fechados, tem cor mais  acentuada do que o que  tenham os poros mais abertos (todo esmalte também). É exatamente por isso que as áreas "manchadas" estarão esbranquiçadas. O efeito "quando molha desaparece" se dá por esta razão. A água tonaliza as partes corroídas e as esconde.Toda parte mais polida (ou com esmalte intacto) é mais lisa do que partes menos polidas ou atacadas pelos agentes corrosivos. É exatamente por isso que sujam mais do que as partes íntegras. O efeito "a mancha sai, mas volta" é oriundo desta característica. O local é limpo, porém volta a sujar porque é mais aderente. É como se existissem vários micro capachos em vários pontos de seu piso.

Você deve estar pensando assim: Pronto! Agora terei que trocar todo o meu piso?

Resposta: Não. Em princípio, não. Em raríssimos casos haverá esta necessidade.

A Pisoclean & Pek desenvolveu técnicas e produtos exclusivos que podem resolver este tipo de problema.Antes disso, sim, era marreta no piso.

Seguem as recomendações:

Procedimentos para porcelanatos polidos:

Faça um avaliação criteriosa a respeito da perda do brilho do local afetado.

Se você julgar que o brilho não foi significativamente afetado ou nada afetado (aparentemente), faça uma limpeza com Refine LP.Lance o produto puro sobre a área e esfregue bastante e com força em movimentos circulares. Use uma esponja de louça em seu lado macio. Passe um pano úmido e seque o piso. Avalie o resultado. Em caso de melhora no aspecto, faça mais uma vez. Este simples procedimento poderá resolver o problema, principalmente quando o produto causador da mancha for do tipo Multi-uso.
Obs.: A posterior aplicação de Selador LP protegerá o porcelanato contra novos danos ou sujidades.

Se você julgar que o brilho foi afetado ou se o procedimento acima não solucionar a situação:

Tratamento natural: Lustro com Pek Power Porcelanatos.

Desvantagem: Para ser executado há a necessidade do uso de maquinário e mão-de-obra.

Vantagem: DEFINITIVO. Este processo alisará o porcelanato e eliminará a corrosão.

Sugerimos que, para uma maior durabilidade do revestimento e para promover imunidade contra futuros danos, a posterior aplicação (também profissional) de Supergloss LP.

Pergunta frequente:

Quanto tempo o tratamento dura?

Resposta: Dura o que o piso durar.O piso não terá uma só partícula de Pek Powder Porcelanatos depois de tratado. Será ele próprio e com a mesma resistência do que quando original.   Imagine se a lente de seu relógio de estimação arranhasse e você o levasse para uma restauração. Com a lente sem ser substituída e perfeita, você questionaria quanto tempo dura aquele brilho? Com Pek Powder Porcelanatos é a mesma lógica. O porcelanato, como deve ser, brilhará por si.

Procedimentos para superfícies esmaltadas ou texturizadas (porcelanatos naturais):

Obs.: Os tratamentos a seguir também serão a solução para casos onde o piso esteja sujando demais, sem que tenham sido afetados. Pisos ásperos é que sujam muito e não os porosos.

1) Tratamento artificial: Limpeza e aplicação de Cera especial LP Brilhante ou Fosca pura em duas ou mais demãos.

Desvantagem: A manutenção regular será feita com o uso de Limpeza Diária LP e o próprio produto adotado. 
Vantagem: Qualquer um faz. Custo baixo.

2) Tratamento natural: Lustro com Pek Powder Porcelanatos. Veja o procedimento no vídeo acima.

Desvantagem: Para ser executado há a necessidade do uso de maquinário e mão-de-obra.

 

Vantagem: DEFINITIVO. Este processo alisará o esmalte e eliminará os riscos ou a corrosão. Alisará a textura sem que ela fique reta.
Obs.: Este procedimento só será possível em texturas em que o disco da máquina politriz possa deslizar.

Ambos os tratamentos devem ser precedidos de limpeza com Refine LP ou Limpeza Pesada LP.

Obs.: Em casos extremos de sujeira muito impregnadas ou manchamentos por barro, indicamos a limpeza com Pisoclean Decapante antes de um dos tratamentos apresentados.
Pisos com cimento ou restos de obra serão limpos com Desincrustante LP. Pisos com epóxi ou restos de tintas, com Removedor de Epóxi LP.

2) Perguntas e respostas

Seguem algumas perguntas que recebemos com frequência e suas devidas respostas:

1)  Comprei a uma semana e já apliquei o porcelanato comprei aquele que tem brilho mas notei que está fosco o vendedor depois que já tinha colocado falou que eu tinha que polir ele como faço isso?
Olá. Não é bem assim. Os porcelanatos polidos normalmente vêm com uma película protetora destina a protegê-los durante seu transporte. Ela deve ser removida depois que o piso for rejuntado, preferencialmente na limpeza chamada pós-obra. Algumas pessoas a chamam de cera protetiva, o que acaba dificultando sua remoção. Por causa deste nome, muitas pessoas tentam remover esta película com o uso de removedores de cera, o que não funciona. Fabricantes ou importadores, visando oferecer praticidade, indicam o uso de saponáceos cremosos, que podem prejudicar o polimento das peças. A Pisoclean & Pek desenvolveu Refine LP que, além de remover esta camada com segurança, também remove manchas superficiais, limpa rejuntes, entre outras finalidades, com extrema eficiência e segurança.

2) Acabei de por porcelanato em toda minha casa, são 250 metros. Estou assustado com o que estou vendo procurei em todas as grandes lojas para conseguir encontrar uma solução para limpá-lo, pois não consegui; me indicaram uns produtos caríssimos e não resolveu nada. Queria encontrar um fabricante seja quem for que nos desse uma luz , será que tem um pós vendas nisso, ou vamos ficar a ver navios...
Olá. Porcelanatos polidos sadios não devem sujar com facilidade. Se está acontecendo é porque seu material apresenta porosidade acima da média. Esta porosidade representa uma serie de micro orifícios que retêm sujeiras. A quantidade e o tamanho destes orifícios é determinada pela qualidade do porcelanato, de sua composição e disposição mineralógica, e do próprio polimento nele efetuado. Como, em alguns casos, estes buraquinhos são minúsculos, produtos líquidos não conseguem removê-las. Isso a não ser que, eventualmente, danifiquem ainda mais a textura do mesmo. - Isso no caso de limpezas com produtos ácidos ou alcalinos fortes e corrosivos.
É exatamente por isso que desenvolvemos Refine LP. Suas micro partículas conseguem remover sujeiras dos menores orifícios sem que o porcelanato seja danificado. Porém, voltamos a dizer, se o porcelanato polido está sujando muito é porque sua textura e porosidade estão inadequadas. Então, você o limpará com Refine LP, é verdade, mas o que ocasiona a sujeira ainda continuará do mesmo jeito.
A solução? Se o piso aparentemente estiver perfeito, com brilho uniforme, a simples aplicação de Selador LP – impermeabilizante impregnante que não altera o piso visualmente - deve resolver o problema. Se estiver enevoado, apenas o polimento com Pek Powder Porcelanatos fará com que o piso brilhe, tenha os poros fechados e, assim, deixe de sujar.

3) Não acredito que exista um produto que realmente possa restaurar o porcelanato, tenho porcelanato em minha casa a 5 (cinco) anos na sala de estar e jantar são 54 m² de desgosto, desde do primeiro dia até hoje mesmo com os produtos recomendados pela empresa fabricante do porcelanato nunca meu piso chegou preto de ficar como o da foto acima, acredito que isso seja foto shop meu piso esta todo manchado de todas as formas que possam imaginar tem mancha pra todo gosto de ferrugem, de tinta, esbranquiçada, e principalmente encardida o piso esta totalmente encardido .
Olá. Você está enganada. Existem soluções para todos os seus problemas. Você apenas ainda não foi bem orientada. A resposta acima serve para você.
Equivocadamente, algumas empresas indicam o uso de água sanitária para a remoção de ferrugens. Saiba você que este produto químico é um incentivador da oxidação. Na busca de soluções, outras se aventuram utilizando removedores de ferrugens de roupas. Eles são corrosivos e afetam o polimento dos porcelanatos, o que é muito grave. Desenvolvemos Pek Rustout Gel, que é um removedor instantâneo de ferrugens, neutro e muito seguro. Manchas de tinta sairão com o simples uso de um solvente ou, no caso de tintas mais insistentes, com nosso produto chamado Removedor de Epóxi LP.

4) A água da chuva está molhando e manchando meu piso porcelanato, já tentei remover mas não consigo. O que devo fazer?
Olá. Seu porcelanato marca com água. Isso acontece quando o mesmo possui porosidade acima da média, ou quando a água da chuva contém contaminantes. A simples impermeabilização de seu porcelanato deve sanar o problema. Nosso produto para este fim chama-se Selador LP.

5) Entendi sobre a limpeza, mas depois que já utilizei produtos multi-uso o porcelanato bege ficou todo esbranquiçado
Olá. Produtos do tipo multi-uso são corrosivos e podem afetar o polimento dos porcelanatos. Todo porcelanato polido tem sua cor e seu brilho em razão do fechamento de poros proporcionado pelo processo de polimento. Os produtos altamente alcalinos, caso dos multi-uso, ‘abrem’ a porosidade do piso, causando ofuscamentos e esbranquiçamentos. Se seu porcelanato ainda tem brilho razoável, a simples limpeza com Refine LP e posterior aplicação de Pek Proteção+Cor – impermeabilizante impregnante que realça a tonalidade original do material – pode resolver seu problema. Já se está sem brilho e com textura levemente mais áspera, apenas o polimento mecânico com Pek Powder Porcelanatos resolverá. Em nosso site você encontra um correto manual de manutenção para porcelanatos.

6) Coloquei porcelanato +/- 3 meses, fui lavar com sabão em pó e manchou o piso, como faço para tirar essas manchas do piso?
Olá. Nunca use sabão em pó para a limpeza de um porcelanato. Ele não foi feito para isso. Seu piso pode ainda conter resíduos do sabão ou ter tido seu polimento afetado. Tire a dúvida promovendo uma limpeza adequada com uma solução de uma parte de Limpeza Diária LP para dez de água. Espalhe, deixe agir por cinco minutos e esfregue. Enxágue bem e seque. Avalie o resultado. Se a situação melhorar, mas ainda existirem algumas manchas, remova com Refine LP. Pronto, o problema deverá ser resolvido. Agora, se nada aconteceu e se seu piso ainda está manchado, é porque seu polimento foi afetado. Isso só poderá ser corrigido através de um polimento com Pek Powder Porcelanatos. Em nosso site você encontra um correto manual de manutenção para porcelanatos.

7) Olá eu coloquei piso porcelanato em minha casa e ela esta com a cera protetora o que posso estar passando para retirar essa cera protetora e deixar brilhando?
Não use saponáceos, não use cimento branco, não use removedores de cera. Todos podem afetar o polimento de seu porcelanato. É exatamente o polimento intacto o que determinará a beleza e a praticidade de seu piso. Use Refine LP, que é um creme desenvolvido para a remoção desta película com segurança, eficiência e garantia.

8) Como remover riscos de porcelanatos ou cerâmicas esmaltadas?
Se os riscos forem, na verdade, marcas, como as que um lápis promoveria, por exemplo, sairão com a limpeza com Refine LP.
Se forem arranhões, com sulcos, só sairão com o repolimento com Pek Powder Porcelanatos - no caso dos porcelanatos polidos -, ou poderão ser removidos com o polimento ou disfarçados com Cera Especial LP Brilhante ou Fosca - no caso das cerâmicas esmaltadas. Arranhões que forem sentidos com o passar de uma unha, por exemplo, normalmente não sairão por completo, nem mesmo com o polimento.

Porcelanatos pretos e seus problemas:

Se você está nesta seção, provavelmente,é porque seu porcelanato não está preto como deveria.

Entenda os motivos:

Todo porcelanato tem sua cor determinada por seu polimento. Quanto mais bem polido mais sua cor será intensa e vibrante. É muito comum que porcelanatos escuros, especialmente os pretos, fiquem rapidamente desbotados ou esbranquiçados. Este fenômeno pode estar relacionado, principalmente, a três fatores:

  1.  O porcelanato é desgastado pelo uso (atrito). Nestes casos a peça perde o 'fechamento' obtido com o polimento e desbota naturalmente. - Ladrilhos menos polidas têm cor menos vibrante.
  2. O porcelanato é atacado quimicamente. Produtos altamente alcalinos ou ácidos comprometem o polimento da peça e ela fica desbotada. A pior situação possível é a queda de produtos ácidos em pingos - limpadores de alumínio, limpadores de ferrugens de roupas, limpa pedras, etc.
  3. O porcelanato é simplesmente lavado adequadamente, mas desbota ao perder a cera ou o impermeabilizante que mascarava seu polimento.

A grande maioria dos porcelanatos pretos é maquiada durante seu beneficiamento. Esta 'maquiagem' é perecível e logo desaparece, até mesmo com o simples uso de água. Este artifício é ainda mais comum em porcelanatos chineses baratos.

As soluções:

Quando o brilho ainda estiver intacto: Limpar o piso com Refine LP e depois aplicar Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor.

Quando o porcelanato estiver sem brilho algum, porém liso: Polir com Pek Powder Porcelanatos, aplicar Pek Blecaute ou Pek Proteção+Cor e depois Supergloss LP.

Quando o porcelanato estiver todo com manchas brancas em formas de pingos ou copos e com os locais afetados com textura mais áspera: Processo idêntico ao anterior, mas muito mais difícil de ser efetuado.

Alguns danos nunca poderão ser corrigidos, mas, felizmente, eles são raros.

Fonte: Pisoclean (este artigo foi criado pela Pisoclean e também está disponível em seu site).

Lido 5384 vezes

Media

Comentários   

 
+1 #1 Eliane Santos 01-06-2018 19:27
Boa tarde
Comprei para colocação no meu apto. Sala, corredor e quartos o porcelanato off White acetinado da incepa, gostaria de saber se existe alguma maneira de dar um pouco de brilho sem danificar o piso.
Obrigada
Citar
 
 
0 #2 Eliane Santos 01-06-2018 19:29
Coloquei no meu apto. O porcelanato acetinado Off White da incepa, teria alguma forma de dar um pouco de brilho ao piso.
Citar
 

Adicionar comentário





Código de segurança
Atualizar